500 Dias Com Ela


500daysofsummer02

Lembra quando falei desse filme por aqui? Então, no fim de semana passado conferi ele e mais New York, I Love You (parente de Paris, Je T´aime, um dos meus filmes preferidos) no Festival Internacional de Cinema de Brasília, que rola até amanhã (domingo, que na verdade já é hoje).

500 Dias Com Ela é tudo que o trailer promete e ainda mais um pouco. É doce, leve, romântico e realista ao mesmo tempo e é muito muito muito lindo. Desde os atores (a química entre eles é de matar de raiva e a beleza da Zooey Deschanel também dá muita inveja) até o cenário, o figurino, a ordem não-cronológica e principalmente a fotografia… Ah, a bendita fotografia.
A história é simples mas, digamos assim, profunda também. Garoto conhece garota e se apaixona à primeira vista. Ele é romântico e acredita no amor idealizado. Ela acha a ideia de amor e de namoro uma hipocrisia desnecessária e irreal. Obviamente, os dois começam a namorar. Ele cada vez mais apaixonado e ela cada vez mais receosa da aproximação e da intimidade. Até o momento em que ela termina com ele e ele fica devastado tentando pensar no que fez de errado.

Mas aí é que está: ninguém fez nada de “errado”. É assim que o amor funciona. A coisa tem que fluir e acontecer sozinha, sem rótulos, pressões ou expectativas. O filme faz pensar sobre o amor e tudo que a sociedade, o cinema inclusive, impõe como comportamento normal ou correto. Achei cabeça, mas sem forçar a barra, porque é bem levinho como eu disse. Você pensa nisso sem ser exatamente forçado. Fora uns clichês aqui e ali (principalmente no final), a história é bastante cativante e tem várias tiradas e sacadas boas no roteiro.

Outra coisa que achei especialmente interessante em 500 Dias Com Ela foram aquelas  vinhetas com ilustrações e animações entre cada cena, para metaforizar o nome da personagem do título (Summer), com a estação do ano em inglês (verão) e os sentimentos do protagonista. Enfim, vale – e muito – a pena conferir. =)

Anúncios

14 de novembro de 2009. Cinema.

2 Comentários

  1. Miguel replied:

    Adorei o seu blog e o gosto para filmes…
    Parabéns.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback URI

%d blogueiros gostam disto: