Por uma beleza real


Os famosos retoques por Photoshop aparentam estar mesmo com os dias contados. Isso porque um projeto de lei criado no início deste ano tramita no Congresso em caráter conclusivo e deve obrigar o aviso de manipulação de imagens em anúncios publicitários, revistas ou sites. Apelidada de “Lei do Photoshop”, a proposta é que qualquer “melhoradinha” no visual de uma atriz ou modelo venha acompanhada de um alerta que informe que a imagem foi retocada para “alterar a aparência física da pessoa retratada”. A multa para quem não seguisse a regra seria de até R$ 50 mil.

Na França, o movimento contra o exagero do Photoshop está sendo natural nas publicações. Primeiro a Elle lançou uma edição com três personalidades sem maquiagem ou retoques de computador. Bem ao natural, a modelo Eva Herzigova e as atrizes Monica BellucciSophie Marceau mostraram que são lindas de verdade na edição de abril do ano passado da revista.

Neste mês, quem inova é a Marie Claire francesa, com uma edição inteira sem a ajuda do Photoshop. O aviso vem na capa: “edição 100% sem retoques”, quase como um daqueles produtos que não agridem a natureza ou ajudam a salvar o planeta. Jogada de marketing ou não, a revista está linda e quase não dá para perceber a diferença. Mas também, com a atriz Louise Bourgoin sendo linda como é, o Photoshop talvez nem teria surtido tanto efeito…

Anúncios

24 de abril de 2010. Celebridades, Fotografia, Jornalismo, Moda, Publicidade.

Deixe um comentário

Be the first to comment!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback URI

%d blogueiros gostam disto: