Livros, livros e mais livros


Com essa história de monografia, estou tendo que ler muito. A parte boa é que eu escolhi montar uma revista feminina, então as referências bibliográficas não são um tédio completo e falam exatamente daquilo que eu mais gosto e com o qual pretendo trabalhar. Além de um monte de livros técnicos, de redação, estilo para revista e design gráfico, encontrei a minha tábua de salvação: A Arte de Editar Revistas, da Fatima Ali. Um livro que reúne toooda a teoria do assunto que eu preciso e ainda é lindo, gostoso de ler e inspirador. Apesar de ser um livro bem específico para quem quer seguir a carreira de jornalista ou de designer, vou deixar aqui a dica, porque ele é realmente bom.

28 de agosto de 2010. Design, Jornalismo, Literatura, Moda.

2 Comentários

  1. Morgana replied:

    Oi Taís,
    Tudo bem?

    Então sou de Joinville-SC, faço faculdade de Design de Programação Visual na Univille. Ano que vem vou para o último ano e meu TCC também será sobre revistas. Adorei a indicação do livro e queria ver contigo se não tens outros para me indicar!?

    Seria isso!
    Muito Obrigada :)
    Beijo

    • taismeireles replied:

      Ai que legal Morgana!
      Então, eu peguei alguns livros gerais sobre jornalismo, que tem capítulos sobre revista (mais focados nos textos e nas técnicas de reportagem) e alguns mais específicos sobre o meu tema, que é jornalismo de revista voltado para o público feminino.
      Sobre design mesmo encontrei poucos… Mas esses três são bem legais para dar um pontapé:
      Edição e Design, do Jan V White
      Projeto Gráfico: teoria e prática da diagramação, do Antonio Celso Collaro
      Produção gráfica para designers, do André Villas Boas
      Ah! O básico do básico de revista também tem no livro da Marília Scalzo (Jornalismo de Revista) e eu achei um livro ótimo sobre a história das revistas em um sebo aqui de Brasília… Esqueci o nome certinho, mas é um livro da Editora Abril.
      Espero ter ajudado.
      Beijo,
      Taís

Deixe um comentário

Trackback URI

